Participação da J.Canão na Conferência dos Portos de Língua Portuguesa - INTERMODAL – Feira Internacional da Logística

No âmbito da Conferência dos Portos de Língua Portuguesa - INTERMODAL – Feira Internacional da Logística, destacou-se a abertura do evento, que reuniu autoridades nacionais brasileiras e internacionais, os principais players do setor, especialistas e lideranças governamentais.
Com as presenças:
- do Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella;
- do Ministro-Presidente de Flandres (Região Norte da Bélgica), Geert Bourgeois;
- da Ministra do Mar de Portugal, Ana Paula Vitorino;
- do presidente da UBM Brazil, Jean-François Quentin;
O fortalecimento das relações comerciais entre Brasil, Bélgica e Portugal foi realçado no decurso da Intermodal.
Os principais temas abordados foram as exportações dos produtos brasileiros para Flandres, as importações da região belga para o Brasil e a importância do setor portuário e logístico para Portugal.
Os debates sobre soluções para colmatar os “gargalos” logísticos no país foram assunto durante toda a Feira Internacional da Logística.
As apresentações abordaram:
- O excesso de complexidade nos sistemas atuais dos órgãos reguladores do setor;
- A falta de integração entre as inúmeras plataformas já existentes e a alta burocracia existente;
- E os novos investimentos que podem sanar estes “gargalos”.
A multimodalidade e a redução de custos logísticos, foi ao encontro dos vários representantes dos setores público e privado no 2.º dia do evento.
No painel “Novos desafios do setor portuário: alterações dos marcos regulatórios e os impactos para o desempenho do setor”, por exemplo, as autoridades portuárias, como a ABTRA, ressaltaram a importância das alterações na regulamentação dos portos, como o aumento dos prazos de arrendamentos e a desburocratização das prorrogações, que terão impacto direto na diminuição da burocracia do segmento.
Os representantes da ANTT e da ANTAQ foram alguns dos especialistas que argumentaram a favor da realização de novos investimentos em projetos de ferrovias para o transporte de cargas, ampliando a gama de malhas ferroviárias pelo país, como as destinadas ao Porto de Santos, o maior da América Latina.
Os destaques do terceiro e último dia foram as discussões sobre novas tendências tecnológicas do setor e a “Indústria 4.0”.
O painel “Raio X da logística do futuro: as macrotendências tecnológicas que podem transformar o cenário logístico atual”, por exemplo, evidenciou que um dos desafios para a logística em grandes centros urbanos é o tráfego intenso de veículos e destacou algumas ideias que estão sendo testadas no mundo para driblar estes obstáculos.
Foi um pequeno resumo dos temas abordados na Feira Internacional de Logística – Intermodal, que reuniu mais de 600 marcas expositoras de 26 países, entre elas aeroportos, agentes de carga, corretoras, despachantes aduaneiros, operadores logísticos, portos, seguradoras, terminais e transportadoras de cargas (aéreas, ferroviárias, hidroviárias, marítimas e rodoviárias).
Principais Resultados Alcançados:
A 23ª Feira Internacional de Logística, Transporte de Cargas e Comércio Exterior: Intermodal South America 2017, que ocorreu na Transamerica Expo Center, em São Paulo, reuniu os principais players do mercado nacional e internacional, pretendeu impulsionar novos negócios e contatos, servindo, também, como plataforma para lançamentos de novos produtos do mercado para os setores de logística, transporte de cargas e comércio exterior, assim designado pelo povo brasileiro.
Os principais resultados alcançados com a participação na Feira Internacional de Logística, INTERMODAL, assentaram: no estabelecimento de novas relações comerciais; na atualização sobre as melhores práticas e tendências de mercado; e em conhecer novos produtos e serviços.
Os contactos com as várias associações já se encontram referidos anteriormente.





